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Como atrair e reter a geração Z

  • 21 DE October DE 2021
  • Ricardo Missel

Imagem: freepik / rawpixel.com

Pesquisas apontam que mais de 20% da força de trabalho nos EUA (os números no Brasil devem ser semelhantes) é composta por profissionais da geração Z (hoje pessoas com até 25 anos) (Pesquisa Forbes). Com um perfil bem diferente das outras gerações, as empresas precisam se adaptar para fazer a gestão desses jovens com valores e propósitos bem mais disruptivos.

Os desafios que essa geração traz para o mundo dos negócios são bastante impactantes. Muitas práticas e modelos de gestão que eram comuns para outras gerações acabam sucumbindo frente ao público mais jovem, que tem na sua base valores, costumes e prioridades bem diferentes das gerações anteriores. Um exemplo é a forma como esses profissionais buscam as oportunidades de trabalho: as mídias sociais passam a ser o principal canal de comunicação desses profissionais.

Algumas diferenças são muito claras também no que diz respeito aos valores e os interesses dessa geração quando buscam uma vaga de emprego. Além desse novo canal de informação e comunicação para recrutamento e atração de pessoas, outros aspectos são bem diferentes em comparação com as outras gerações.

- A remuneração passa a ser secundária

Num contexto em que a segurança econômica e a dependência dos pais são muito maiores do que nas outras gerações, o jovens da “Z” valorizam mais outros aspectos relacionados à qualidade de vida, a flexibilidade de horário e local de trabalho, relacionamentos positivos e chances de aprendizado na hora de escolher a melhor oportunidade de trabalho.

- A cultura e valores são atrativos

O fit cultural, que nada mais é do que um alinhamento de valores entre pessoas e empresas, passa a ser um ponto crítico de engajamento dos profissionais. Quem não se sente representado pelo local onde trabalha e pela visão do negócio, acaba buscando um lugar onde encontre mais identificação com o propósito.

- Ambientes inclusivos

Diversidade e inclusão passam a ser aspectos extremamente relevantes para esse público, que assim como quer ser aceito de forma integral (ser e agir na empresa como age e é fora da empresa), quer fazer parte de um ambiente que seja representativo e inclusivo.

- Possibilidades de ascensão

A necessidade de visualizar as possibilidades de crescimento de carreira são essenciais para a permanência na empresa. A falta de oportunidade para assumir novos cargos ou para aprender coisas reduz muito o interesse pelo trabalho.