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O IMPACTO DAS EMOÇÕES NO TRABALHO

  • 15 DE October DE 2020
  • Ricardo Missel

A maior parte de nós passa mais de um terço do nosso dia trabalhando, seja em casa, na rua, no escritório ou no local onde realizamos nossas atividades. Durante todo esse tempo, recebemos estímulos externos relacionados à estas atividades, que podem ter origem de outras pessoas ou do ambiente em que estamos. Esses estímulos despertam as mais diversas reações do nosso corpo, que são conhecidas como emoções.

As emoções são um conjunto de respostas através das quais manifestamos a forma como interpretamos os estímulos que recebemos. Se considerarmos que durante nosso trabalho somos constantemente estimulados por diversos contextos (colegas, clientes, ligações, tomadas de decisão, atividades motoras, entre outros), podemos dizer que, na maior parte do tempo, o local de trabalho é onde vivenciamos a maioria das nossas emoções durante o dia. E é por isso que o impacto dessas durante o trabalho são tão relevantes.

A maneira como os colaboradores de uma empresa manifestam suas emoções tem reflexo direto no ambiente organizacional. Imagine a diferença na motivação e na produtividade de uma equipe que trabalha sob pressão e com medo do seu chefe, em comparação com outra que convive em um ambiente de cooperação e com um líder que orienta e faz a gestão das pessoas com feedback constante. Não há dúvida de que a segunda equipe trabalha em um ambiente com emoções muito mais positivas para o trabalho.

Nesse sentido, é fundamental que as empresas através de seus líderes estejam atentas as emoções e sentimentos de seus colaboradores, com o seguinte objetivo: criar uma conexão entre os estímulos que o trabalho realiza e como os colaboradores manifestam suas emoções a partir de tais estímulos. Isso pode ser feito a partir de três passos:

1º passo: Procure identificar quais são as reações emocionais da equipe, sejam elas positivas ou negativas, e encoraje as pessoas a dizerem como estão se sentindo no ambiente de trabalho e porquê.

2º passo: Busque os estímulos que pode estar despertando tais emoções e sentimentos, principalmente as emoções e sentimentos negativos: medo, frustração, raiva, e outras que possam inibir ou impactar negativamente no desempenho e no clima organizacional.

3º passo: Encontre formas de evitar ou modificar as situações que despertam emoções ruins e potencializar aquelas que geram emoções positivas como felicidade, realização e alegria, criando um contexto que impulsione os bons sentimentos.

Para evoluir nesse sentido, algumas ferramentas como mapeamentos de perfil comportamental como o Competue e pesquisas de clima são grandes aliados para compreender como as pessoas manifestam suas emoções e entender quais são os principais estímulos para elas. Assim, se torna muito mais fácil e assertivo criar um plano de ação que responda a cada uma delas de maneira específica.

De qualquer forma, algumas atitudes muito simples no dia a dia de trabalho podem gerar estímulos muito positivos e condicionar emoções benéficas para a produtividade e o bom  clima da organização. Uma delas é o reconhecimento, e não apenas o reconhecimento financeiro, que sem dúvida é fundamental, mas também o reconhecimento através do feedback e da valorização dos resultados e objetivos. São práticas que demandam pouco tempo e investimento financeiro, mas que podem resultar em estímulos extremamente positivos para a vida profissional e pessoal dos colaboradores.