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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NÃO TEM A VER COM TECNOLOGIA

  • 09 DE October DE 2019
  • Ricardo Missel

Baseado no artigo “Digital transformation is not about technology” de Behnam Tabrizi, Ed Lam, Kirk Girard, Vernon Irvin, publicado na Harvard Business Review.

 

Uma pesquisa recente apontou que a principal preocupação das altas lideranças nas organizações (C-Level, Executivos e Diretores) está na transformação digital, que são estratégias relacionadas as novas tecnologias e modelos de negócio para as empresas. Entretanto, os dados mostram que 70% do valor investido nessa área em 2018 foi desperdiçado e não produziu os resultados esperados.

A questão já não é mais o quanto a transformação digital é fundamental para a continuidade dos negócios e a diferenciação das empresas. O foco está em descobrir o porquê de alguns investimentos darem certo, mas a maioria fracassar.

A principal razão para o fracasso nesse tipo de investimento ainda está no desequilíbrio entre as iniciativas e práticas das empresas e a real percepção e mentalidade de seus colaboradores para coordenar novas táticas e desenvolver um novo mindset para a transformação digital. Dessa forma, torna-se fundamental analisar os casos de sucesso de empresas que tiveram êxito nesse processo, a fim de identificar as melhores práticas de liderança e gestão de pessoas que impulsionem esse processo.

1 - Identifique sua estratégia de negócio antes de iniciar os investimentos.

Procure não ter todas as respostas no início. Permita que o processo de construção da estratégia mostre opções de ferramentas, tecnologias e práticas. Não existe fórmula mágica quando se trata de transformação digital. Combinar tecnologias, executar testes e observar o desempenho da nova estrutura é fundamental antes de iniciar os investimentos. Prototipar o processo e analisar os resultados vai diminuir os riscos de um investimento desperdiçado.

2 – Leve (muito) em consideração a experiência das pessoas.

Ao terceirizar a iniciativa e não envolver seus colaboradores no processo você eliminará um dos principais recursos para transformação: a experiência. Todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo deve ser base para a tomada de decisão, pois transformação significa converter, e não substituir. Engaje as pessoas mais experientes da sua empresa no processo. Elas trarão insights e questionamentos sobre pontos relevantes.

3 – Traga o cliente para o processo.

A maioria dos investimentos em transformação digital são costumer-driven (direcionados a experiência do cliente). Portanto, o sucesso está diretamente relacionado com o quanto você considera as reais necessidades de seu cliente para desenvolver seus produtos e serviços. Criar momentos de experimentação, pesquisas de mercado, prototipagem e análise da jornada do cliente são ações de altíssimo potencial para reduzir riscos implícitos em qualquer processo de inovação, além de potencializar o nível de assertividade da estratégia.

4 – Entenda que as pessoas têm um receio intrínseco sobre a transformação digital

Grande parte dos colaboradores de uma empresa que experimenta esse processo apresentam receios bastante comuns. A possibilidade de ter seu emprego ameaçado pela tecnologia gera incertezas e, consequentemente, resistência. Alguns deles dedicarão esforços para provar o quanto a nova estratégia é ineficaz, e irão até boicotar o processo.

A empresa precisa trabalhar uma mudança de percepção das pessoas, enfatizando a importância da transformação digital para a continuidade do negócio e a manutenção dos seus empregos. Porém, é importante deixar claro que esse processo exigirá novas posturas em relação às oportunidades de aprendizado e aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Será necessário sair da zona de conforto e enfrentar novos desafios.

5 – Encare a necessidade de uma mudança de cultura e se aproxime do modelo de uma start-up.

Start-ups são modelos de negócio construídos sobre a premissa de que a transformação digital demanda prototipagem, tomada de decisão ágil, pouca hierarquia e resiliência. É importante entender como esses processos ocorrem dentro dessas empresas e incorporar essas habilidades para uma nova cultura.

Empresas onde a transformação digital deu certo prepararam seus líderes para comunicar as mudanças de forma correta e construtiva. São as pessoas que desenvolvem as táticas, e por isso precisam estar preparadas para a nova cultura exigida pela entrada da tecnologia nos negócios. O futuro do trabalho passa pelas mudanças geradas pela transformação digital.