Blog

4 PASSOS PARA CARREIRA NUM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

  • 17 DE September DE 2020
  • Ricardo Missel
  • Artigos

O contexto de um mundo em crise despertou na maioria das pessoas um senso de urgência em relação à carreira. A maioria dos profissionais percebeu o quanto precisava agir para manter-se atualizado e responder às novas demandas de um mercado de trabalho complexo. As ofertas de emprego reduziram e se tornaram mais exigentes, ou seja, as oportunidades de trabalho ficaram ainda mais escassas.

Independente da experiência, idade ou área de atuação, algumas perspectivas sobre o futuro do trabalho e o comportamento dos profissionais frente aos desafios da carreira se modificaram. A relação entre empresas e funcionários ganha alguns ingredientes novos, pois fica mais evidente o quanto não é possível separar a vida pessoal da vida profissional. De um lado, os profissionais precisando entender que a carreira vai muito além do horário onde estão dentro da empresa. De outro, as empresas entendendo o capital humano como o grande diferencial dos negócios, e que as pessoas precisam ser mais valorizadas.

Nesse cenário, os profissionais precisam admitir novos valores para vida, onde começam a entender o mundo do trabalho de forma mais sistêmica e conectada com a vida pessoal. Portanto, destacamos 4 passos que podem impulsionar a carreira a partir dessa filosofia de que somos um só! Não é possível vivermos “duas vidas” em um mundo em transformação.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que isso não significa que o colaborador tenha que viver trabalhando 24 horas por dia, mas sim, viver conectado com a construção de sua carreira e se desenvolvendo continuamente.

Passo 1 - Esqueça a ideia de uma carreira por degraus

Aquela velha história de ir crescendo no plano de carreira da empresa ou uma preocupação com os níveis de cargos precisa acabar. As pessoas precisam pensar quais problemas elas querem e podem resolver a partir das competências que possuem ou irão desenvolver. É uma mudança de mindset sobre o propósito do trabalho.

Nesse formato, o engajamento das pessoas com a empresa se dá pelo objetivo final, que pode ser diferente a cada ciclo. Equipes por projeto, contratos temporários por demanda e empreendedorismo são tendências no futuro do trabalho.

Passo 2 - Desenvolva conhecimentos de áreas técnicas

Você não precisa ser um expert em ciências e tecnologia, muito menos um matemático ou engenheiro de algo. Entretanto, um mundo tecnológico e virtual como o que vivemos demanda conhecimentos dessas áreas em certos níveis. Desafios relacionados à transformação cultural estão diretamente ligados à inovação e tecnologia, que são áreas que por definição exigem algum nível de conhecimento técnico.

Passo 3 - Desenvolva o seu perfil para o mundo

Criar perfis em redes sociais e espaços virtuais não é mais uma questão pessoal ou de diversão. Isso tem a ver com usar a tecnologia para ultrapassar barreiras de comunicação com o mundo do trabalho. Não há fronteiras geográficas que impeçam nenhum profissional de trabalhar para uma empresa de outro país sem sair da sua casa. Ainda, quando utilizada para fins profissionais, redes sociais podem ser espaços de muito aprendizado e oportunidades, além de um canal de informações atualizadas.

Passo 4 - Repense sua posição como indivíduo

Momentos de crise são ótimas oportunidades para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade. Repense seus propósitos e seus interesses. Talvez você visualize oportunidades para evoluir com ideias e projetos guardados, que antes eram pouco prováveis que descem certo ou que você não tinha tempo para realizar. Isso tem a ver com estudar, criar novas relações e se conectar com sua essência.