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Desenvolvendo uma cultura de intraempreendedorismo

  • 27 DE September DE 2023
  • Ricardo Missel

Por Ricardo Missel, com base no artigo de David Lancefield para o Strategic+Business em agosto de 2023

A Cultura do intraempreendedorismo nas empresas pode ser um excelente catalisador de inovação e crescimento. Para isso, é preciso ter claro quais são os benefícios do intraempreendedorismo presentes em uma cultura autêntica que o sustente. Essa não é uma tarefa simples e exige uma busca constante, desenhada para criar oportunidades e, assim, gerar valor para o negócio.

De acordo com David Lancefield, Estrategista e Coach de CEOs de grandes organizações, desenvolver uma cultura intraempreendedora requer a construção de cinco pilares essenciais. Primeiramente, uma visão inspiradora das pessoas em papel de liderança precisa energizar os colaboradores para busca por oportunidades. Em segundo lugar, modelar comportamentos, como os de um “ativista intraempreendedor”, estabelece um exemplo a ser seguido e encoraja a exploração criativa. O terceiro pilar envolve eliminar a burocracia, simplificando as tomadas de decisão e permitindo um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras.

Além disso, criar uma plataforma para oportunidades é fundamental. Intraempreendedores devem ser capacitados e incentivados a explorar ideias, desafiando o convencional e trazendo perspectivas e novos pontos de vista. Por fim, o quinto pilar que seria aliviar os medos, reduzir a insegurança das relações e recompensar os esforços. Oferecer incentivos tangíveis e uma rede de segurança promove a tomada de riscos. Empresas bem-sucedidas têm aproveitado esses princípios para encorajar uma mentalidade intraempreendedora, proporcionando autonomia, estruturas de apoio e um ambiente seguro para a inovação.

Fomentar o intraempreendedorismo não é um esforço isolado, mas sim uma mudança cultural contínua. À medida que as organizações adotam esses princípios, a inovação pode prosperar, alinhada com as necessidades dos clientes e as metas estratégicas. A busca pelo intraempreendedorismo deve ser mais do que uma representação superficial; deve ser uma busca autêntica, integrada à essência da empresa e moldada por uma cultura que valoriza a busca por oportunidades além das fronteiras convencionais. Isso deve acontecer a partir de políticas efetivas de mudança e o comportamento genuíno das lideranças nessa direção.

Na jornada para construir uma cultura intraempreendedora, o papel do líder é de crucial importância. Os líderes não apenas estabelecem o ritmo para a empresa, mas também são os principais agentes na promoção do intraempreendedorismo. Como pioneiros da visão inspiradora, os líderes devem articular um discurso que impacte os colaboradores, transmitindo a importância de buscar oportunidades além dos limites convencionais. Ainda, os líderes desempenham um papel fundamental para modelar comportamentos. Ao se tornarem “ativistas intraempreendedores”, demonstram uma abordagem envolvente, passando mais tempo com clientes e colegas para compreender suas necessidades e desafios. Essa é uma forma de demonstrar o valor de estar próximo da linha de frente e encorajar seus colaboradores a fazerem o mesmo. Essa abordagem inspira confiança, mas também demonstra que a busca por oportunidades não é apenas permitida. Os líderes são os principais responsáveis por criar um ambiente de trabalho que fomente a autonomia, a inovação e a colaboração, essenciais para uma cultura intraempreendedora florescente.