Blog

5 passos para desbloquear o potencial das equipes

  • 08 DE August DE 2022
  • Ricardo Missel
  • Artigos

4 passos para desbloquear o potencial das equipes

Muitos estudos sobre diversidade e inclusão já comprovaram que equipes diversas e com habilidades complementares são mais eficientes e entregam melhores resultados. A principal razão para isso está na maior capacidade de criar e encontrar soluções para os problemas quando os desafios são observados de diferentes perspectivas, níveis de experiências e pontos de vista. Esses são fatores relevantes essenciais para ampliar a inovação nos negócios e desenvolver melhores ambientes para as empresas e sociedade.

Além da diversidade nas equipes, alguns outros elementos são bastante importantes para o atingimento de objetivos e a sustentabilidade dos resultados em um mercado global marcado por instabilidades e incertezas.

1 – Alinhamento de propósitos

Definir as metas da organização e alinhar as expectativas das pessoas aos objetivos da empresa é fundamental para que os esforços sejam bem direcionados e as equipes tenham clareza sobre o que deve ser feito e o que se espera de cada um.

2 – Habilidades complementares

As diferentes competências devem ser analisadas e utilizadas como complementares, potencializado o desempenho do grupo e ampliando a capacidade de solução dos problemas.

3 – Valores compartilhados

Os valores da empresa e das pessoas precisam estar bem definidos e alinhados, pois essa é a única forma de manter a motivação e o propósito do trabalho no longo prazo.

4 – Autonomia e responsabilização

Encorajar a tomada de decisão e o compartilhamento da responsabilidade fará com que as pessoas aumentem o engajamento e desenvolvam o “senso de dono”, elevando o comprometimento e, consequentemente, a qualidade do trabalho.

5 – Comunicação eficaz

As informações precisam circular entre as pessoas de forma clara e transparente, evitando a formação de silos e aumentando a confiança entre as pessoas no trabalho.