Blog

4 passos para desenvolver um pipeline de talentos

  • 14 DE December DE 2021
  • Ricardo Missel
  • Artigos

A crise de talentos é um dos maiores desafios das organizações no mundo dos negócios. As empresas têm muita dificuldade em encontrar profissionais preparados (dentro ou fora da empresa) e com potencial de desenvolvimento diferenciado, por diversos motivos. O principal e mais abrangente deles é a falta de planejamento para gerenciar os talentos de forma estratégica, conseguindo engajar, desenvolver e criar oportunidades ao mesmo tempo.

Esse desafio tem duas pontas que precisam evoluir: de um lado os profissionais, que precisam qualificar suas habilidades e competências de forma mais dinâmica e adaptada, e de outro as empresas, que devem estabelecer planos específicos para desenvolvimento, gestão e engajamento dos talentos. Esse é um trabalho complexo e que envolve tempo e dedicação de ambos.

Por isso, trazemos aqui quatro passos para ajudá-lo a desenvolver um pipeline de talentos no seu negócio, que é a melhor forma de identificar e criar ações para gestão desses profissionais cada vez mais raros no mercado.

1 – Faça um mapeamento das funções críticas do seu negócio e do perfil de profissionais necessário para elas.

É fundamental entender quais são as funções mais críticas do seu negócio e o tipo de profissional necessário para realizá-la. Isso fará com que a empresa consiga aperfeiçoar a busca e desenvolvimento do talento e ganhar agilidade nos processos de R&S.

2 – Crie um plano de carreira desafiador para o talento a ponto de motivá-lo e engajá-lo.

Demonstrar as possibilidades de crescimento e as oportunidades que a organização pode oferecer ajuda o talento a visualizar o seu futuro na organização e se envolver com o desafio de crescer dentro do negócio.

3 – Dê apoio ao desenvolvimento contínuo e desafios constantes.

Acompanhar de perto o plano de desenvolvimento de um talento permite o alinhamento das necessidades da organização e do profissional. Isso otimiza os esforços de aprendizado, aproxima líder e liderado e permite a prática da mentoria, que é o aprendizado específico e direcionado por parte de um especialista em determinada área/conhecimento.

4 – Utilize avaliações de desempenho e feedback constante como forma de engajar e desenvolver.

Todo profissional que apresenta desempenho diferenciado sabe da importância da avaliação e do feedback para o seu crescimento, e por isso valoriza essas práticas. É um tipo de reconhecimento psicológico que impacta não apenas na parte emocional, mas facilita o aprendizado e agiliza o processo de evolução das habilidades.

*Ricardo Missel é sócio da Missel Capacitação Empresarial, Administrador e Especialista em Design Estratégico.