Blog

POR QUE A ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL É TÃO IMPORTANTE?

  • 17 DE August DE 2020
  • Ricardo Missel
  • Artigos

O grande diferencial das empresas no futuro serão as pessoas. A globalização e a democratização da tecnologia permite que empresas de todos os portes possam competir entre si em mercados de todos os continentes. Não há mais fronteiras para definir quem são os concorrentes de quem, nem para garantir a liderança de mercado. Nesse contexto, o grande diferencial dos negócios se torna o capital intelectual: as pessoas. A partir daí, fica clara a importância de entender a Análise de Perfil Comportamental.

O Perfil Comportamental tem por objetivo a identificação de questões relacionadas a como o indivíduo manifesta seu comportamento e reage frente a determinadas situações. Através deste perfil, é possível identificar as características de comportamento esperadas para determinada atividade de seu trabalho.

Até pouco tempo, essa identificação de perfil era realizada a partir da percepção de outra pessoa, que poderia ou não ter alguma habilidade específica ou técnica para isso. Mais recentemente, a Análise do Perfil Comportamental, que era conduzida na maioria das vezes por aspectos bastante subjetivos, foi incrementada por profissionais de áreas científicas através de testes de perfil comportamental.

A intenção através deste tipo de teste é justamente reduzir a subjetividade dos processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas, e principalmente eliminar a perda de tempo e dinheiro, já que é possível mapear as questões comportamentais que tanto impactam a produtividade dos profissionais e são as maiores causas de seus desligamentos.

Uma pesquisa realizada pela Page Personnel, consultoria global de recrutamento, com mais de 1400 executivos de RH, aponta que 9 em cada 10 profissionais é demitido de seu trabalho por questões comportamentais. São profissionais que apresentam currículos técnicos bastante qualificados, com competências específicas bem desenvolvidas para vaga, mas que apresentam problemas de comportamento que resultam em demissão e que poderiam ter sido identificados no momento da seleção ou promoção. Ainda, alguns casos onde excelentes profissionais técnicos assumem cargos de liderança, que demandam habilidades de gestão mais comportamentais, e acabam sendo demitidos por não conseguir desempenhar a função de líder.

Em um mercado onde a busca por talentos e profissionais diferenciados é cada vez mais acirrada, não desperdiçar tempo e dinheiro em processos seletivos e no mapeamento de profissionais para gestão dos recursos humanos é fundamental.

As ferramentas de Análise de Perfil Comportamental têm exatamente esse objetivo: apoiar a tomada de decisão estratégica para os recursos humanos a partir de dados científicos. Através de testes específicos, elaborados por profissionais de áreas técnicas especializados em comportamento, é possível mapear as competências comportamentais do avaliado para assumir diferentes desafios e responsabilidades.

VOCÊ QUER CONHECER UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL?

O Competue é um teste de avaliação de perfil comportamental baseado na Teoria de Jung e adaptado por especialistas em Psicologia e Estatística para o ambiente corporativo. Ele foi desenvolvido através de pesquisas coordenadas pela Missel (consultoria com mais de 35 anos de atuação à nível Brasil sobre gestão de pessoas) e combina análises de autopercepção com as tipologias de Jung.

Todo o processo do Competue, desde a aquisição dos créditos. preenchimento do formulário pelo avaliado e o relatório das competências comportamentais é feito via web. 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS