Blog

A DIFERENÇA ENTRE RECONHECIMENTO E APRECIAÇÃO

  • 26 DE February DE 2020
  • Ricardo Missel
  • Artigos

Baseado no artigo “Why employees need both recognition and appreciation”. Publicado em hbr.org.

 

Por Ricardo Missel*

 Reconhecimento e apreciação são palavras muitas vezes utilizadas como sinônimos, principalmente no mundo corporativo. A importância de ambos é indiscutível, mas a prática de cada uma deve respeitar as suas diferenças. Ambas podem causar profundo impacto na cultura de gestão de pessoas dos negócios, e por isso devem ser bem compreendidas e praticadas.

 O reconhecimento normalmente ocorre de maneira mais formal: um prêmio, bônus, aumento, promoção. Ele também pode vir em formato de feedback ou conversa individual, em grupo ou outra forma que não seja financeira. E pode se tornar ainda mais positivo se for genuíno e oportuno em sua essência. As pessoas precisam de reconhecimento para sentirem-se valorizadas e percebidas a respeito de suas atitudes e comportamentos.

 É importante considerar que o reconhecimento tem alguns limites. Ele tem que ter um fato gerador, ou seja, algo que de origem ao reconhecimento. Por isso, o reconhecimento sempre é referente a algo que aconteceu, um fato passado, e por isso ele é finito.

 A apreciação tem a ver com reconhecimento, porém, sobre outra perspectiva: o reconhecimento sobre o ser humano e seus valores, e não sobre suas realizações. É a manifestação sobre o que as pessoas são, e não o que elas fazem.

 Quando mostramos apreço por alguém estamos valorizando sua personalidade, suas habilidades, sua postura perante os desafios e as questões da vida. Pode ser que estes comportamentos conduzam a situações que demandem nosso reconhecimento ou não.

 As formas de mostrar apreço por alguém também são diferentes das formas de demonstrar reconhecimento. Alguns exemplos são:

- ouça com atenção: esta é uma das melhores formas de demonstrar apreciação por alguém.

- diga que você valoriza as pessoas: faça isso de maneira espontânea e involuntária, desvinculada de realizações ou atitudes específicos.

- faça contato com as pessoas: aproxime-se das pessoas e mostre interesse em conhece-las e saber como estão e o que pensam.

 Tenha em mente que o reconhecimento é pontual e a apreciação é atemporal. O reconhecimento deve ocorrer quando for conquistado e merecido. A apreciação deve ser constante.