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Como agir quando perdemos os melhores do time?

  • 17 DE August DE 2021
  • Ricardo Missel
  • Artigos

Imagem: freepik / pch.vector

*Por Ricardo Missel

Todos nós temos dentro da empresa aquelas pessoas que performam melhor e por isso se destacam em relação aos colegas. Seja pelas habilidades técnicas ou comportamentais, algumas pessoas possuem competências raras e conseguem produzir resultados diferenciados. Na verdade, essas pessoas são cada vez mais difíceis de encontrar, pois a concorrência pelos talentos cresce e cada vez se torna mais complexo desenvolver um talento em um contexto tão incerto e vulnerável de mudanças. Para deixar o desafio ainda mais complexo, a pandemia parece ter despertado nas pessoas uma reflexão sobre o trabalho e uma consequente motivação para mudar de emprego ou buscar novos desafios.

Por isso, sempre que grandes profissionais saem das empresas, isso causa preocupação e muitas dúvidas. Independente se a saída for para um concorrente, para outro setor ou para um projeto pessoal, sempre refletimos sobre como poderíamos ter evitado a perda, mesmo que em grande parte das vezes os fatores não fossem possíveis de administrar.

Nessas situações, algumas atitudes e posturas são importantes a fim de reduzir os impactos da saída e conduzir com planejamento o processo de contratação de um novo profissional. Veja alguns passos importantes nesse sentido.

1º Mantenha a calma

Ninguém pode ser maior do que o seu próprio negócio e ninguém é insubstituível. Por mais que encontrar um substituto seja difícil, fazer isso de forma organizada é fundamental. Portanto, mantenha a calma e planeje os próximos passos.

2º Aja com rapidez e busque reter o conhecimento possível

Independente da complexidade das funções de quem está deixando a empresa, invista o maior tempo possível para envolver pessoas e criar formas de reunir o máximo de conhecimento e informações possíveis sobre o que e como as funções eram desempenhadas, a fim de evitar uma perda muito relevante de conhecimento e que isso possa afetar ainda mais a performance da área ou do negócio. Quando possível, você pode negociar um tempo de mentoria, mesmo que fora do horário comercial, para que um novo responsável pelas funções possa adquirir o máximo de informações possíveis. Muitas vezes, até um período de consultoria pode ser vantajoso e atraente para quem deixa a empresa.

3º Invista tempo e não tenha pressa para contratar

Com uma boa descrição do cargo, tanto em relação as competências técnicas como comportamentais, é importante estruturar as etapas do processo de seleção, não apenas em busca de semelhanças entre os candidatos e quem saiu, mas vislumbrando as possibilidades de os novos contratados agregarem novos conhecimentos ao negócio. Existem diversas ferramentas online que apoiam esse processo e estão disponíveis com baixo custo e complexidade.

4º Desenvolva um programa de sucessão

Grande parte desse problema pode ser evitado através de um programa de sucessão. Isso pode parecer muito complexo, mas ele pode ser adaptado à realidade de cada negócio. O mais importante é sempre ter em mente que o conhecimento crítico da operação de um negócio precisa ser compartilhado com mais de uma pessoa. Prever as possibilidades de saída dos profissionais e seus possíveis substitutos (bem como prepará-los ao longo do tempo) é ponto crítico para perenidade e sucesso de qualquer negócio.