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Como alinhar equipes, metas e desempenho?

  • 06 DE June DE 2022
  • Ricardo Missel
  • Artigos

As organizações são sistemas complexos formados por pessoas que interagem entre si, e dessa interação emergem resultados coletivos que não seriam viáveis sem sua formação. Uma tomada de decisão em um negócio tem impacto em diferentes níveis e reverbera pela organização em intensidade e relevância proporcional ao impacto sobre os resultados e sobre a satisfação das pessoas. Por isso, alinhar equipes, metas e desempenho é tão importante para qualquer negócio. Se trouxermos essas afirmações para a realidade do nosso lugar de trabalho existem duas perspectivas diferentes sobre o desempenho e as atitudes das pessoas: o indivíduo e o coletivo. 

Ao analisarmos apenas as metas e desempenho de forma individual estamos ao mesmo tempo fomentando e encorajando as pessoas para que ajam sozinhas, sem a reflexão do impacto de suas ações sobre o negócio, sobre seus colegas e sobre o quanto a organização é bem-sucedida em si. As metas que motivam as pessoas deixam de ser metas de negócio e se transformam em metas individuais, fazendo com que o diferencial do coletivo seja diminuído. Esse modelo que orienta a análise do desempenho individual fortalece a cultura do individualismo e prejudica substancialmente o trabalho em equipe, o atingimento de metas de negócio e o desempenho coletivo. Dessa forma, a razão da existência de uma organização, que é o alinhamento de pessoas e recursos para alcançar objetivos comuns, acaba se tornando indiferente ao resultado. 

A partir do momento em que metas e desempenho são avaliados a partir da análise de resultados de um grupo, os esforços passam a ser coletivos e sistematicamente mais qualificados. O trabalho das pessoas é encarado como parte de uma jornada coletiva, onde as ações individuais impactam no individual, mas principalmente no desempenho coletivo de forma consciente. 

Compreender essa diferença sobre a perspectiva de avaliação do desempenho e o planejamento de metas coletivas passa não apenas por mensurações e números, mas por uma cultura que valorize o desempenho coletivo mais do que o individual. Isso é feito com a comunicação e a valorização das equipes, trabalhando a correlação entre colaboração e resultado da organização.