Blog

CONHECIMENTO EXPONENCIAL

  • 02 DE April DE 2020
  • Simoni Missel
  • Artigos

Na década de 80, fiz uma especialização em Aprendizagem Acelerada para habilitar os colaboradores de muitas empresas, nossas clientes, a manterem-se atualizados numa velocidade maior que a de seus concorrentes. Naquela época, essa foi uma técnica muito praticada por profissionais e estudantes com o objetivo de possibilitar maior rapidez no aprendizado. Algumas empresas já se preocupavam com a velocidade de seus funcionários absorverem conhecimento e apreenderem mais rapidamente e maior quantidade de informações.

 A Aprendizagem Acelerada também orienta para exercícios que aumentam a capacidade de captar o conhecimento a partir dos mais diversos materiais escritos ou falados, além da capacidade de concentração e foco nas atividades do dia a dia. Praticar exercícios para desenvolver os dois hemisférios cerebrais, ouvir músicas clássicas ou barrocas para o cérebro entrar em “alfa”, são práticas para aumentar a capacidade de absorver conhecimento e criar hábitos, desenvolvendo um novo mindset para o aprendizado. Empresas que praticavam a técnica de Aprendizagem Acelerada eram raras, pois o foco no desenvolvimento das pessoas ainda era muito tímido no meio organizacional. A valorização era dada ao conhecimento técnico e pouca importância ao desenvolvimento comportamental.

 Hoje, com as mudanças organizacionais aceleradas e disruptivas, as empresas precisam se reinventar rapidamente, repensar seus modelos de negócio, produtos e os novos conceitos de trabalho, para permanecer no mercado e competir com concorrentes inusitados, além dos previsíveis.

 Considerando esta realidade, John Hagel – diretor do Center for the Edge da Deloitte e membro da Singularity University, fala sobre a Aprendizagem Escalável:

 “No passado, os negócios bem-sucedidos eram impulsionados por um modelo de eficiência escalável, era preciso ter cada vez mais eficiência em grande escala para ter êxito. Em um mundo de transformações mais velozes, esse modelo tradicional já não funciona tão bem.”

 Nos dias de hoje a transformação é muito mais desafiadora, pois obriga a questionar e mudar tudo. Hagel diz ainda:

 “As empresas que terão mais sucesso no futuro serão aquelas que focarão o que chamamos de aprendizado escalável – ou seja, aprender mais rápido de forma exponencial e entregar mais, e agregar mais valor para o ambiente de negócios. Esse modelo propicia retornos potenciais crescentes, pois, quanto mais você aprender, mais valor oferecerá aos negócios. É um desafio crucial passar da eficiência escalável para o aprendizado escalável.”

 Portanto, a Aprendizagem Acelerada não é mais suficiente. Atualmente, além de aprender e captar mais conhecimento, é necessário transformá-lo exponencialmente em resultados e com altíssima aplicabilidade e “transformabilidade”, tudo isso de forma ágil. Quantidade de conhecimento é parte da demanda atual das empresas. Como as empresas são formadas por pessoas, é complemento para este conhecimento aprender rapidamente o conteúdo certo, no momento certo, no lugar certo e aplicá-lo da forma a obter o melhor resultado possível.

*Simoni Missel é Sócia Diretora da Missel Capacitação Empresarial, Psicóloga, Coach Executiva e Especialista em Gestão de Pessoas