Blog

HEAVY LEARNERS E OS BENEFÍCIOS PARA A CARREIRA E OS NEGÓCIOS

  • 10 DE January DE 2019
  • Por Ricardo Missel*
  • Artigos

Uma pesquisa realizada pela Bersin by Delloite (novembro/18) identificou os principais benefícios dos colaboradores que estudam durante grande parte de seu tempo nas empresas. Estamos falando de benefícios para as duas partes: Empresa e colaborador. Algumas das questões importantes apresentadas têm relação com a motivação dos profissionais, como gastam seu tempo e como eles são beneficiados por estudar e aprender durante o trabalho.

É um pouco óbvio dizer que os profissionais que mais estudam podem contribuir mais nas suas atividades e apresentam melhor performance, pois adquirem mais conhecimento e são mais capacitados para desenvolver soluções para os problemas de negócio. Mas quais são os outros impactos positivos promovidos pelos “Heavy Learners” (aqueles profissionais que estudam muito, seja durante ou fora do horário de trabalho).

A pesquisa entrevistou profissionais de diferentes países e apresentou alguns dados bastante interessantes. Quando perguntados sobre o que mais os inspirava em relação ao trabalho, as respostas estavam todas relacionadas as atividades em si e o seu crescimento profissional e pessoal, e em nada relacionado aos benefícios. As respostas foram:

26% - Inspirados pela natureza do negócio (essência);

19% - Inspirados pela oportunidade de crescer e aprender;

14% - Inspirados pela cultura da empresa e o desenvolvimento do negócio;

14% - Inspirados por trabalharem com bons colegas.

Quando perguntados sobre os fatores que mais influenciariam em uma mudança de trabalho, foram apresentados os seguintes aspectos:

20% - Incapacidade de aprender e crescer;

12% - Trabalhar demais, viajando demais e sem atenção à saúde;

11% - Pouca chance de ser promovido.

Sobre como os profissionais poderiam estudar em uma rotina de trabalho, alguns números ilustraram um cenário onde o tempo para dedicar aos estudos é bastante restrito. São eles:

a) Horas de trabalho em uma semana típica:

Mais de 61hs por semana – 6%

De 51hs a 60hs por semana – 15%

De 41hs a 50hs por semana – 45%

b) Quanto tempo gastam respondendo a e-mails e mensagens que não contribuem para conclusão de suas atividades:

4% - 40% ou mais do tempo;

7% - De 30% a 40% do tempo;

16% - De 20% a 30% do tempo;

34% - De 10 a 20% do tempo.

c) Quantas horas por semana em média se trabalha em cada país (esses dados mostram como as pessoas trabalham mais nas economias com crescimento mais acelerado):

Apesar destes números, os profissionais ainda encontram tempo para estudar mesmo durante o horário de trabalho, conforme abaixo:

46% - Estudam até 1h por semana

47% - Estudam entre 1h e 5h por semana

7% - Estudam mais do que 5h por semana.

E essa dedicação ao aprendizado, além do tempo que passam trabalhando, tem a ver com os benefícios que o aprendizado constante proporciona. Isso também tem a ver com o conceito de Lifelong Learning.

Então, a pesquisa apresentou quais são esses benefícios diretos provenientes do estudo e aprendizado durante o trabalho, e ainda comparou os resultados entre os “Heavy Learners” e os “Light Learners” (aqueles que estudam pouco). Os “Heavy Learners” se apresentaram:

21% mais confiantes com seu trabalho;

23% mais dispostos para assumir mais responsabilidades;

74% mais propensos a saber para onde vão em suas carreiras;

48% mais conectados com os seus propósitos no trabalho;

39% mais produtivos e bem-sucedidos;

21% mais felizes na profissão e;

47% menos propensos ao stress proveniente do trabalho.

Esses números são benéficos para pessoas e organizações. Outra recente pesquisa do MIT sobre transformação digital, com mais de 4000 executivos, mostrou que o principal diferencial das empresas que mais crescem rapidamente e com sucesso está relacionado a mudança na forma de aprendizagem de seus colaboradores. E não apenas no método, mas sim, na intensidade com que o aprendizado circula nas dependências da empresa: mais uma vez, o Lifelong Learning.

A partir desses dados, é fácil ter em mente que o estudo e aprendizado constante deve ser uma prioridade máxima na sua agenda. Crie uma cultura e disciplina para que os momentos de aprendizado façam parte de sua rotina diária.

Esteja alerta para priorizar o que realmente importa para o seu desenvolvimento e que irá proporcionar um diferencial competitivo na sua carreira. Essa é uma decisão que só depende de você.