Blog

Superando a falta de tempo para aprender

  • 18 DE May DE 2021
  • Ricardo Missel
  • Artigos

Imagem: Freepik

A falta de tempo parece ser o grande empecilho para que a maioria dos profissionais consiga se manter atualizado e adquirir novos conhecimentos, colocando em prática o conceito do lifelong learning (aprendizado contínuo). É fato que a maioria das pessoas já percebeu que a busca por novos conhecimentos deve ser uma constante, mas muitos ainda se perguntam: como seguir aprendendo se não há mais tempo para conciliar vida pessoal, trabalho e estudo?

Um estudo internacional do Valamis Group identificou que metade dos profissionais atribuem a dificuldade de aprendizado e desenvolvimento a falta de tempo. Em contrapartida, um estudo do U.S. Bureau of Labor Statistics mapeou que hoje temos mais tempo livre do que há 50 anos atrás, além de que o número de horas que dedicamos ao trabalho diminuiu. Então, como podemos entender essa falta de tempo para aprender se parece que as condições para isso melhoraram?

As explicações vão desde teorias da física de que o tempo está mais rápido até considerações sobre o grande volume de dados a que somos expostos todos os dias. Considerando que o tempo é igual para todos, como algumas pessoas têm mais tempo para estudar do que outras, mesmo tendo quase as mesmas rotinas?

Por isso, trazemos aqui uma análise e algumas dicas que podem te ajudar a achar mais tempo para aprender e se desenvolver.

- Uma semana tem 168 horas (7 dias x 24 horas)

- Passamos cerca de 40 horas por semana trabalhando (5 dias x 8 horas)

- Em outras 56 horas, dormimos (7 dias x 8 horas)

O que fazemos nas outras 72 horas?

É claro que esse tempo todo não é livre. Precisamos nos alimentar, nos deslocar para o trabalho, cuidar dos filhos, nos relacionarmos, praticar exercícios físicos e diversas outras questões essenciais, até mesmo momentos de ócio e silêncio.

De qualquer forma, olhando para esse número, parece possível dedicar cerca e 5% a 10% dele para aprendizado e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências. Isso é cerca de 4 a 8 horas por semana.

Algumas teorias dizem que é possível aprender uma nova habilidade com 20 horas de prática dedicada. Por mais que possa parecer muito relativo, isso nos levaria a possibilidade de adquirir uma ou duas novas habilidades por mês!

Mesmo sabendo que talvez esse seja um cenário perfeito de uma pessoa superprodutiva, os números ilustram que há uma possibilidade de revermos o nosso tempo e adequarmos a nossa agenda para encontrar alguns momentos de aprendizado diário ou semanal. Para ajudá-lo, trazemos ainda algumas dicas sobre como utilizar o tempo de forma mais ordenada e focada no seu desenvolvimento.

Dica 1 – Utilize o tempo de deslocamento para aprendizado

O caminho entre a casa e o trabalho, do trabalho até a academia ou qualquer outro deslocamento pode ser utilizado para o microlearning, que são formatos reduzidos de conteúdo como podcasts, leituras de artigos e videoaulas. Muitas pessoas passam até 10% de seu dia em deslocamento. Esse tempo pode ser revisto e aproveitado de alguma forma.

Dica 2 – Controle o uso das redes sociais e internet

Na pesquisa Global Digital Overview em 2020, do site We Are Social, foi identificado que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos nas redes sociais! Controlar o uso das redes pode ser bastante impactante na produtividade do trabalho, além de liberar mais tempo para aprendizado efetivo. Muitos apps de mídia social tem um contador de tempo de uso. Faça uso dele ou de alarmes que mapeiem seu tempo nas redes.

Dica 3 – Não abuse do streaming

Netflix, Youtube e outros serviços populares de streaming criaram um mercado de vídeos extremamente atrativo e viciante. São filmes, séries e outros conteúdos que roubam nosso tempo e que foram desenvolvidos para que não quiséssemos desconectar. Procure estabelecer os momentos e tempo que você vai dedicar a esse tipo de lazer, para não acabar se surpreendendo depois de uma maratona de capítulos de muitas horas em frente a tela.

Dica 4 – Entenda o tempo como algo muito valioso

Tempo é um ativo que não pode ser reaproveitado. Portanto, procure refletir sobre como você utiliza seu tempo, não apenas na busca por novos conhecimentos, mas também nos momentos que você dedica a sua saúde, a família, aos amigos e ao ócio criativo.