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COMPETÊNCIA - A CHAVE PARA CRIAR A CONFIANÇA

  • 30 DE October DE 2019
  • Ricardo Missel

Baseado no artigo “To built trust, competence is key” de Linda Hill e Kent Lineback para www.hbr.org

O principal gatilho para o sucesso da liderança é a confiança. O grau de confiança do time sobre o seu líder é fator-chave de sucesso para qualquer negócio. A difícil tarefa de influenciar pessoas para que alcancem resultados depende muito da disposição delas em cooperar, e elas só irão cooperar se confiarem nos seus líderes.

Qualquer nível de confiança sofre influência do contexto. Diversos fatores podem impactar no cenário do líder e poderão consequentemente refletir no nível de confiança da sua equipe. Isso pode ter a ver com a cultura, com o modelo de negócio, com o padrão de comunicação das pessoas, com a transparência dos processos, entre outros.

Portanto, para gerar a confiança da equipe, o líder precisa estar atento aos três aspectos de conhecimento que são relevantes para gerar confiança em qualquer contexto, adaptando suas habilidades às necessidades da organização. São eles:

Conhecimento técnico

Esse tipo de conhecimento está diretamente relacionado a atividade fim. Seja qual ela for, o líder precisa conhecer os conceitos básicos e elementos críticos do negócio para poder gerenciá-los. Não é necessário ser um especialista em todas as áreas, mas sim, conhecer as pessoas especialistas e criar formas de gerenciar o desempenho destas. O líder precisa ser um especialista na estratégia, e não deixar que as especificidades das atividades tirem este foco. Planejamento, pensamento estratégico, visão estratégica e delegação são essenciais nesse papel.

Conhecimento operacional

O líder que gera confiança na sua equipe sabe como as coisas acontecem na prática. Ele conhece os processos, seus responsáveis e o porquê de as coisas darem certo ou errado. Sem esse tipo de conhecimento, o líder perde o controle da atividade, dos resultados e a credibilidade da equipe. Não é necessário saber operacionalizar todas as atividades da organização, mas conhecê-las, entendê-las e saber geri-las da melhor forma. Esta é a única maneira de poder liderar as pessoas passando confiança.

Conhecimento Político

Este tipo de conhecimento está ligado ao potencial relacional do líder, ou seja, o quanto ele consegue utilizar suas habilidades políticas para gerenciar sua estratégia perante as pessoas. É a capacidade de argumentar, defender pontos de vista, ser entendido e convencer as pessoas de que suas ideias são as melhores. Torna-se inviável exercer uma posição de liderança sem a habilidade para influenciar as pessoas, com objetivo de negociar subsídios e criar estruturas que permitam a execução de suas estratégias.

Além destes três tipos básicos de conhecimento, para que um líder consiga desenvolver a confiança das pessoas no seu trabalho, práticas constantes que incentivem a transparência, a abertura ao diálogo, o feedback constante e a desburocratização dos processos trazem bons resultados.

Algumas dicas:

  • Informe as pessoas do porquê de suas decisões, com argumentos.
  • Faça com que a equipe participe do processo de decisão com ideias e considerações.
  • Crie momentos de reflexão sobre o que já está sendo feito e pergunte sobre possíveis melhorias.
  • Envolva-se nas atividades de forma verdadeira e dedicada.
  • Inverta a lógica do aprendizado e transforme o desconhecimento em oportunidade, e não fraqueza.